Crianças visitaram vindima na Herdade da Comenda Grande

3 - Apanha da Uva Assistir à vindima e aprender como se faz o vinho foi o objectivo da visita de uma das turmas do 5° ano do Jardim Infantil Nossa Senhora Piedade de Évora.

 

As crianças deslocaram-se à Herdade Comenda Grande, no passado dia 13 de Setembro, logo de manhã, pela fresquinha, para poder apreciar e sentir os cheiros das uvas acabadas de vindimar.

As crianças acompanhadas pelas professoras, alguns pais e um dos produtores da Comenda Grande dividiram-se em grupos e iniciaram a sua jornada de aprendizagem na vinha, escolhendo e apanhando alguns cachos de uva, até encherem os baldes.

António Noronha Lopes, um dos proprietários desta herdade, contou que lhes foi explicado, que ali mesmo começa o futuro vinho e a importância de todos os cuidados a ter, ao longo do processo. “Seguidamente despejaram os baldes com a uva para as caixas que transportaram este fruto até à adega”, afirmou.

Antes de deixarem a vinha, as crianças e os adultos tiveram também oportunidade de assistir ao trabalho rigoroso de selecção das uvas, por parte de mulheres e homens que trabalham na vindima da Comenda Grande.

“Toma-se, agora, necessário perceber o que se segue, e já na adega, esperam a chegada do tractor que transporta as caixas com as uvas, cuidadosamente escolhidas e vindimadas à mão”, salientou o mesmo produtor. E acrescentou: 'A máquina de vindimar não é utilizada porque entendemos que se atinge uma melhor qualidade no produto final, mas também pela preocupação social que sempre existiu na Comenda Grande em manter os postos de trabalho".

A curiosidade das crianças foi imensa e sucederam-se as perguntas, enquanto assistiam à separação dos engaços da uva, através do desengaçador/esmagador. “Como se está a processar uva branca, a mesma segue directamente para a prensa que irá separar apenas o mosto liquido que depois de passar pelo permutador, entra na cuba de fermentação de branco”, explicou.

Depois de mostrado todo o processo, as crianças tiveram também oportunidade de visitar as restantes zonas da adega, o armazém do vinho, centro de rotulagem e a loja de vinhos Comenda Grande.

Esta foi mais uma iniciativa do Jardim Infantil Nossa Senhora da Piedade, desta vez através das professoras Bela e Céu, que “certamente contribuiu para o enriquecimento pedagógico destes alunos”.